Depoimento da Missão de Voluntariado com a SIM – Carolina Fernandes e Diogo Cardoso

17/05/2023 – 02/06/2023

Foi com esta palavra que partimos para Moçambique. Primeiro, porque tínhamos acabado de casar e, em segundo, porque fomos com um espírito positivo, solidário e aberto a dizer SIM a todos os desafios e oportunidades que nos surgissem no caminho. E assim foi… encontramos uma realidade diferente da que alguma vez tínhamos conhecido. E não vamos mentir e dizer que foi fácil… porque não foi. Foi desafiante, mas ao mesmo tempo especial, principalmente pelas pessoas que conhecemos. Pessoas com vontade de aprender, de mudar o rumo das suas vidas e sobretudo, sorridentes e felizes no seu dia a dia. Pessoas agradecidas e com vontade de retribuir e aproveitar as oportunidades que lhes são dadas.

De facto, a SIM tem um papel fundamental na comunidade e é apreciada não só pelos seus bolseiros, monitores e crianças, como também por muitos locais. Foi surpreendente sentir que vestir uma camisola verde com apenas 3 palavras brancas é um sinal de orgulho imenso!

A nossa missão de voluntariado teve várias áreas de atuação, nomeadamente

informática, apoio nos trabalhos, melhorias no português, orientação vocacional, planeamento e gestão de equipas. Foi um prazer imenso ver pequenas mudanças a serem implementadas a cada dia durante a nossa missão de 2 semanas e meia.

Na verdade, não sabemos se as maiores aprendizagens foram feitas por eles ou por nós. É este o verdadeiro poder da SIM. Não só faz um trabalho incrível com bolseiros, monitores e crianças, como também gera impacto positivo nos seus voluntários. É com gratidão e carinho que queremos agradecer a algumas pessoas de forma especial:

À Carmo Jardim por nos ter acolhido como uma verdadeira mãe

(compreendemos rapidamente porque em Moçambique a tratam por Mãe

Carmo). Não só aceitou que fizéssemos uma lua de mel diferente e especial, como também se preocupou e nos ajudou em toda a jornada!

Ao Sérgio e ao Benedito por nunca nos deixarem sozinhos e nos acompanharem em todos os momentos como verdadeiros “manos”.

A todos os bolseiros, crianças e monitores por nos terem acolhido tão bem, por nos ensinarem a beleza de levar a vida de uma forma mais leve e por estarem tão abertos e curiosos a ouvir o que tínhamos para contar e ensinar.

Regressámos a Portugal de coração cheio por esta experiência maravilhosa que nunca vamos esquecer!

TABONGA!

Mana Carolina e Mano Diogo

Junho 2023

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑