Apadrinhamento à distância

As crianças da comunidade norte da Ilha do Bazaruto podem estudar na ilha até ao 7º ano, na Escola Primária de Sitone. Após este percurso, não há saídas para os jovens que queiram continuar a estudar e procurar outras oportunidades de vida. A solução é o prosseguir dos seus estudos no continente, no Inhasoro ou Vilankulo, mas sendo esta uma comunidade muito pobre, as famílias não têm capacidade para sustentar a estadia ou o estudo dos seus filhos, fora da Ilha. Esta é também uma das principais razões para o elevado índice de abandono escolar. Respondendo a este problema, a ONGD SIM, Solidariedade Internacional a Moçambique, criou um sistema de apadrinhamento à distância em 2010.

Para garantir o interesse do padrinho, é feito um acompanhamento regular trimestral, do qual constam a informação escolar, bem como fotografias e cartas escritas pelos bolseiros. O apadrinhamento é cancelado se o aluno não apresentar um rendimento escolar adequado ou no caso de desistir dos estudos. Toda a informação é passada ao padrinho, que é incentivado a optar pelo apoio a uma outra criança.

Atualmente a SIM conta com 13 bolseiros: 10 no Lar SIM no Inhassoro a concluírem o ensino secundário e 3 universitários, um no 3º ano do Curso de Ciências Políticas e Relações Internacionais, na Universidade Católica da Beira (UCB), o segundo no 2º ano do Curso de Gestão de Empresas (UCB) e o terceiro no 2º ano do Curso de Gestão de Recursos Humanos (UCB).

A seleção é feita através de um levantamento de dados de aproveitamento dos alunos do 7º ano que se queiram candidatar ao programa de apadrinhamento à distância, depois de avaliada sua determinação pessoal
para prosseguir os estudos.

Em 2018 a ONGD SIM, deu início ao projeto Sombrinhas Comunitárias Tartaruga, onde as crianças dos 2 aos 6 anos aprendem as primeiras palavras em Português, a língua oficial de Moçambique.

Através deste programa a ONGD SIM já tem três bolseiros licenciados, um dos quais em Direito pela Universidade Católica de Moçambique, na Cidade da Beira; outro em Economia Agrária, na Escola Superior de Desenvolvimento Rural, da Universidade Eduardo Mondlane, em Vilankulo; e uma em Contabilidade e Finanças na Universidade Zambeze, na cidade da Beira.

Conheça aqui como pode apadrinhar uma criança.

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑